11 94302.9393
contato@ecovaale.com.br
Siga-nos

O Filme Stretch é comumente utilizado na indústria e logística, visto a sua aplicabilidade para proteger materiais. É uma ótima solução para cargas que necessitam ser transportadas ou armazenadas.

Os setores industriais, distribuidoras e a logística utilizam o filme Stretch normalmente para a paletização de cargas. A fim de conservar seus produtos, abrigando-os da exposição à substâncias danosas. Ou então para otimizar o deslocamento dos materiais que precisam ser transportados do centro de  produção à distribuição até que chegue ao seu destino final. Garantindo sua proteção e segurança.

Por possuir maleabilidade e fácil aderência, seu uso é muito amplo e simples, seja para o armazenamento de caixas em paletes, mas também sacarias, galões, garrafas entre muitos outros. Desta forma, facilita muito no manuseio destes materiais, já que que agrupa um volume alto de produtos, evitando que sejam carregados em poucas quantidades e, inclusive, usado para proteger a carga.

A sua aplicação evita danos nos produtos, como possíveis quedas, quebras, umidade, exposição solar, sujeiras, rasuras. Também por ser transparente é facilitado a visualização dos produtos que estão embalados. Além de aprimorar o espaço em ambientes de armazenamento ou transporte, uma vez que possibilita o agrupamento e empilhamento das embalagens.

O Filme Stretch a melhor solução para diversas situações, por isso reunimos algumas informações para você entender melhor sobre ele. Veremos o que é, onde e como usá-lo, seus benefícios e a relação custo-benefício, também trazemos informações sobre o descarte e a reciclagem deste material.

O que é o filme Stretch

O filme Stretch é um plástico adesivo, também conhecido como plástico filme. É bem maleável e pode ser facilmente alongado, pois possui uma resistência muito grande. Eles são produzidos a partir da resina virgem de polietileno linear de baixa densidade (PELBD), que é justamente o que garante sua resistência e maleabilidade.

Normalmente, as bobinas de Filme Stretch possuem 50cm de largura, é o tamanho padrão, mas é possível encontrá-las em tamanho superior no mercado. Enquanto sua espessura varia de 15 a 45 micras. Para dar suporte ao plástico utiliza-se o “tubete”, normalmente feito de papelão. Embora alguns fabricantes não utilizem o tubete, porém, quando chega ao final da bobina, perde-se um pouco de plástico filme, não sendo aproveitável seu uso.

São encontrados em rolos, geralmente transparentes para facilitar a visualização da carga. No entanto, também há filme Stretch na cor preta, o que permite o sigilo da carga, caso seja necessário, ou até mesmo, furtos. Podendo ser usado manualmente, mas também com a ajuda de ferramentas e maquinários para aprimorar sua aderência e otimizar sua aplicabilidade.

Onde usar Filme Stretch

Como o filme Stretch possui uma grande elasticidade, flexibilidade e aderência pode ser usado em diversas superfícies, e há muitos setores que o utilizam, principalmente na logística e armazenamento. A fim de proteger os materiais embalados. Vamos conhecer algumas de suas aplicabilidades.

  • Em sacarias industriais – Utilizado para produtos de agroindústrias, ou em rações e produtos alimentícios, são envolvidos por pelo plástico filme a fim de agrupá-los e conservá-los.
  • Caixas – Amplamente utilizada no setor industrial, para armazenamento de produtos diversos. Muito comum o uso em produtos como medicamentos, eletrônicos, frascos, alimentos, entre outros, para que fiquem firmes e protegidos.
  • Galões e garrafas – Quando precisam ser agrupados e armazenados, principalmente quando precisam ser carregadas em empilhadeiras. A fim de evitar quedas e possíveis derramamento de líquidos.
  • Transportes de carga – A logística beneficia-se com o uso, para que os produtos mantenham-se estáveis. Devido às movimentações durante o transporte.
  • Depósitos – Otimiza espaços em armazenamentos de depósitos, permitindo que os produtos sejam paletizados e empilhados, evitando, inclusive, o extravio de materiais.
  • Supermercados, varejões e distribuidoras – São setores que precisam armazenar e transportar o seus produtos.

 

Como usar <strong>o Filme Stretch</strong>

Como usar o Filme Stretch

 O plástico filme pode ser usado manualmente, principalmente em cargas de pequeno porte, em que um palete, por exemplo, precisa ser revestido individualmente. A flexibilidade do plástico e fácil aderência não requer o uso de ferramentas. No entanto, é possível facilitar a sua utilização, há equipamentos manuais que permitem que o profissional utilize com mais qualidade.

Ou, para cargas maiores e quando a produção é mais intensa, é possível encontrar equipamentos que são semi-automáticos. Neste caso, as máquinas possuem um sistema de rotação que envolve o material no produto que deverá ser paletizado. Portanto, otimiza o tempo e a qualidade na sua aplicabilidade.

Beneficios

Durabilidade do produto

Os produtos revestidos com o filme Stretch são garantidos a uma maior durabilidade. Uma vez que protege o produto embalado do contato com o ar e possíveis componentes nocivos, facilitando a sua conservação.

Fácil aderência

 O filme Stretch é auto-adesivo e altamente flexível, de maneira que fica bem preso a carga e adere facilmente em diferentes superfícies. Sendo assim, a sua aplicação não exige grande complexidade.

Resistência

 Um bom material de filme plástico será resistente, evitando cortes e rasgos no produto embalado, bem como o contato a substâncias maléficas ao produto. Quando a carga precisa ser transportada a resistência do plástico filme evitará que ela se mova, suportando um grande peso.

Flexibilidade e alongamento

Com a sua boa resistência é possível alongar o plástico para que ele envolva melhor as embalagens. A sua flexibilidade permite envelopar os materiais com facilidade e rapidamente ele cola na superfície que será embalada.

Não é pesado

O plástico filme é muito leve, o que evita que a carga fique sobrecarregada e altere seu peso.

Visibilidade

 Por ser transparente, o filme Stretch permite que o rótulo do seu conteúdo seja visualizado, bem como a sua marca, trazendo notoriedade. No entanto, se o consumidor preferir, é possível encontrar o plástico filme na cor preta, garantindo o sigilo do material embalado.

Não é deformado facilmente

O plástico filme não sofre deformidades quando é exposto a temperaturas adversas, suporta diferenças entre  -35ºC a 80ºC. Por isso, mesmo que o produto precise ser exposto ao calor ou à refrigeração, o material do filme Stretch não irá sofrer alterações.

Evitar danos

Os materiais que necessitam ser transportados ou carregados por empilhadeiras podem sofrer com quedas. Portanto, quando revestidos em plástico filme evita quebras, perfurações, arranhões, escape de materiais e outras possíveis avarias, mantendo os produtos seguros e protegidos. Esse é um dos motivos mais importantes, principalmente no momento da mobilidade e depósito.

Agrupamento

Uma vez que o material é paletizado e revestidos com filme Strech, facilita muito no agrupamento de caixas e demais embalagens. Desta forma, otimiza o espaço de armazenagem em depósitos e transportes, permitindo o seu empilhamento.

Evita danos de exposição solar

Há plásticos muito resistentes, com proteção anti-UV. Sendo indicado para armazenagens que são mantidas em locais abertos.

Evitar o contato com substâncias nocivas

Os produtos que precisam ser armazenados ou transportados podem ter contato com uma diversidade de substâncias, inclusive, com líquidos. Por isso, quando embalados com o plástico filme ficam seguros desses possíveis contatos, como poeiras, umidade, bactérias e demais substâncias que podem causar danos.

Fácil manuseio e mobilidade

As cargas que precisam ser deslocadas dentro do próprio depósito ou do estoque ao transporte até chegar ao seu destino final, quando agrupadas e revestidas o seu manuseio torna-se muito mais fácil. Principalmente para que seja possível o uso de empilhadeiras, evitando que os materiais sejam carregados um a um.

Não precisa ser aquecido

Em comparação a outros plásticos que para a sua flexibilização é necessário o aquecimento para revestir os produtos. O plástico filme já possui uma cola de fácil aderência e flexibilização natural para o revestimento.

Tempo e Praticidade

Para empresas que possuem estocagem de seus produtos e precisam transportá-los, o plástico filme revestido em seus materiais será ótimo para o carregamento. Evitando transtornos na mobilidade e de caixas ou demais embalagens.

Durabilidade

O plástico filme possui uma ótima durabilidade, evitando que seja trocado ou revestido. Neste caso, seu revestimento só será preciso se ele for rasurado, caso não ocorra rasuras, não há necessidade de que seja envelopado novamente durante um longo tempo.

Custo-benefício do filme Stretch

Custo-benefício do filme Stretch

Já percebidos os benefícios na utilização do plástico filme, imagina-se que tenha um alto custo. Porém a realidade é diferente, o preço pela proteção em filme Stretch é relativamente baixa. Há variações na precificação do mercado, mesmo assim não é comum encontrá-lo em valores muito superiores.

No entanto, tenha cuidado na sua compra. Valores muito abaixo do padrão sugerem falta de qualidade, o que pode causar mais danos e prejuízos, ao invés de otimizar a sua utilização. É preciso comparar bem e certificar-se de que está a garantir um bom plástico que irá, de fato, ser eficiente no momento do uso. Procure sempre empresas qualificadas.

Descarte e Reciclagem

As empresas que utilizam muito o papel filme Stretch devem fazer o descarte correto. O lixo plástico produzido pode gerar danos e impactos ambientais e não é recomendado sua reutilização.

No entanto, ele é possível ser reciclado, recomenda-se que seja enviado para empresas que fazem a sua reciclagem para diversos fins. Inclusive, é possível encontrar empresas que realizam o tubete, isto é, o material usado para agregar o filme Stretch.